Saiba quais são os primeiros passos que você deve dar ANTES de começar a investir em Mídia Ads
- Tássia Bolson
- 20 de jan. de 2020
- 4 min de leitura

Você sabe o que precisa para começar a investir em Mídia Ads e alcançar bons retornos? Conheça os principais passos antes de iniciar o seu investimento de mídia e garantir excelentes resultados.
Muitas empresas tendem a iniciar seu investimento em Mídia Ads sem antes se preparar, o que geralmente resulta na famosa reclamação “não estou vendo resultados no investimento”. Ou ainda, você protela iniciar o investimento por medo de “jogar dinheiro fora”. E esses são fatores comuns em muitas empresas. Mas tudo isso pode ser minimizado se você tiver o entendimento de alguns passos antes do start das campanhas e que farão total diferença para que você e sua empresa tenham realmente resultados satisfatórios.
Por isso, elaboramos neste texto 5 passos essenciais para seguir antes de começar a investir em Mídia Ads. Veja:
1. Saúde do seu site
O primeiro passo de todos é olhar para o seu site. Ele vai ser a principal ferramenta de captação ou conversão (dependendo do seu objetivo). Por isso, é importante ter um site que converse com o Google, que tenha uma boa roupagem tanto estética como de programação. Temos dois principais pontos que você deve analisar junto com as suas equipes de TI e de marketing.
a. SEO: otimização do site para motores de busca (Search Engine Optimization). Quanto um site está bem preparado ele tende organicamente a ficar bem posicionado nos motores de busca, como o Google. Esse conjunto de estratégias tem como objetivo melhorar posicionamento do site nas páginas de resultados destes sites de busca. O SEO engloba: Palavras-chave, URLs amigáveis, títulos indexáveis, hierarquias de conteúdos, imagens otimizadas, site responsivo e veloz, conteúdos de qualidade, etc.
Dica 1: Backlinks. São links que apontam do seu site para outras páginas e de outras páginas para o seu site. Este é um dos principais fatores que influenciam no ranqueamento de uma página perante o Google.
b. CTAs: links que levam o usuário a fazer uma ação imediata na página do site (call to action). O objetivo de um CTA é fazer com que o usuário faça uma ação específica que queremos dele, ou seja, uma ação de conversão como: acessar uma página específica de um produto, serviço ou conteúdo, eles ainda podem ser de compartilhar, curtir, comentar, fazer um download de conteúdo, responder uma pesquisa, ou direcionar para uma página de conversão (cadastro ou compra). Essa forma de interação mantém por mais tempo o cliente em seu site e é uma ótima forma de captar leads ou estimular vendas.
2. Implementar Tags ou Pixel
Esse passo é super importante. Antes de iniciar quaisquer campanhas, instale o Google Analytics no seu site se ele ainda não tiver.
Instale a Tag Global do Googla Ads e o Pixel do Facebook. Dessa forma você poderá através dessas plataformas assim elas conversarão com seu site e você terá dados riquíssimos para trabalhar em suas campanhas. Com esses dados você poderá gerenciar públicos, entender o perfil do seu consumidor, fazer campanhas de remarketing e principalmente ter dados para você otimizar as duas campanhas.
3. Vincular contas - Google Ads e Google Analytics
Um ponto muito improntante é vincular as contas de Google, principalmente a sua conta de Google Ads a conta do Google Analytics do seu site. Dessa forma você terá mais e melhores dados para poder trabalhar nas suas estratégias. Dessa forma, além de pode ver os dados das campanhas dentro do Analytics e saber quais e quantos usuários vieram das campanhas pagas você também sabe os dados de quem acessou o site organicamente. Com isso, você pode gerar mais públicos e também acompanha de forma mais fidedigna as metas e funis criados no Analytics.
4. Tenha seus objetivos claros
Antes de startar quaisquer tipos de campanhas, sejam elas pelo Facebook Ads ou Google Ads, ou em outra plataforma, tenha em mente bem claros os seus objetivos. Eles podem ser: conversões (aqui não necessariamente são vendas, pode ser captação de leads por exemplo), alcance, visualizações de vídeos, tráfego para o site, instalação de um APP, etc. Se determinar um objetivo, você deve olhar para as métricas correspondentes e não, por exemplo, determinar que quer captação de leads e depois reclamar que as pessoas não compraram no seu site. Fique atendo! É importante você ter bem claro quais são os seus propósitos para alcançar os retornos que deseja.
Cada tipo de objetivo remete a um tipo de campanha, posicionamento, por isso é importante atrelar o tipo de campanha a sua intenção.
Dica 2: pense no seu público! Quem são as pessoas que você quer ou precisa atingir? Lembre da sua Persona. Assim você não desperdiça verba com pessoas que não fazem parte do seu foco.
Dica 3: entenda seu funil de vendas! É por meio dele que você entendo os gargalos de conversão do seu produto e consegue melhorar e otimizar as suas campanhas.
5. Faça seu planejamento de conteúdo e de mídia
Estruture suas entregas. Não tenha medo de informar ou entregar um conteúdo gratuitamente ao seu público. Seja coerente, faça conteúdos para as redes sociais, anúncios e site que se conversarem e, que entreguem ao seu público informações que lhes farão permanecerem vinculados a sua marca. Mantenha um padrão de entrega!!! Não comece e abandone, tenha disciplina e mantenha uma periodicidade. Crie uma tabela, por exemplo, com os conteúdos que pretende desenvolver, coloque datas e elenque as plataformas em que esses conteúdos irão ser divulgados.
Depois disso organize a sua mídia. Saiba quando, onde, como e porque está fazendo uma campanha e quais os conteúdos que cada uma delas terá. Tudo isso conforme o seu objetivo!
Em resumo, antes de iniciar uma campanha, revise seu site, seus objetivos e planeje. E nunca se esqueça: tenha claros em sua mente quais são seus objetivos! Não tenha medo, com foco e persistência os resultados virão.
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