O que você precisa saber antes de começar a investir em Marketing Digital
- Tássia Bolson
- 6 de mar. de 2020
- 4 min de leitura
08 fatores importantes que você precisa considerar antes de startar suas campanhas para não colocar dinheiro no lixo. Já é mais que sabido que ter a sua empresa incluída no mundo digital é uma necessidade, afinal, temos que estar onde as pessoas estão. Implementar uma mídia, uma campanha só por fazer não basta. Para estar presente no mundo digital é preciso esforço, planejamento e estratégia, literalmente “sangue, suor e lágimas”. Por isso, antes de sair correndo, pare e pense o que é melhor para sua empresa. De modo geral, elencamos oito fatores principais para você analisar antes de colocar a cara da sua empresa para aparecer no mundo digital:

1. Objetivo Claro Saber o que se quer com a mídia. Esse é um dos fatores essenciais para que se tenha sucesso nas campanhas. Já falamos desse assunto no texto “Saiba quais são os primeiros passos que você deve dar ANTES de começar a investir em Mídia Ads” (‘item’ 4). Ter um propósito claro faz toda a diferença! Você pode querer volume de pessoas, leads (e-mails ou ligações), reconhecimento de marca ou visitas a sua loja física, etc., então suas campanhas devem ser formatadas para o objetivo certo. Um grande erro é fazer uma campanha voltada para um tipo de objetivo e depois reivindicar porque não aconteceu ‘x’ ou ‘y’ coisas. A resposta é simples, porque não era o foco! Saiba o que quer e concentre-se nesse propósito. Se quiser mudar de alvo, mude suas campanhas adequadamente para o que deseja alcançar de retorno. Foco no objetivo! 2. Perfil de público / Personas / Segmentação Você precisará encontrar seu público e irá interagir com ele, por isso, pense nas personas que fazem parte da sua marca. Entenda o perfil das suas delas, saiba o que elas querem, o que procuram, seus interesses e comportamentos, com essas informações você irá conseguir traçar inicialmente um público. É muito importante você se utilizar das segmentações que as plataformas disponibilizam, com elas você conseguirá criar públicos cada vez mais adequados e interessados na sua empresa. 3. Canal Correto Pare e pense: onde seu cliente está? Ele busca informações por qual canal? Com essas respostas você já terá uma boa noção de quais canais deve estar presente digitalmente. Não desperdice tempo e dinheiro em plataformas onde o seu público não está. Se você pesquisou e sabe que seu público está no Instagram, por exemplo, então, porque estar presente gerando conteúdo e investindo Twitter ou Facebook? É melhor ter uma presença forte em um canal do que ter uma presença fantasma em vários canais e levar informação para ninguém, gastando verba sem retorno. Foque seus esforços onde é relevante para o seu negócio.

4. Pense no valor a investir A mídia digital é a mais democrática possível, nela há espaço para pequenos e grandes investimentos. Muitas pessoas perguntam: qual o melhor valor para investir inicialmente? E a resposta é simples: quanto a sua empresa pode investir inicialmente? Pense no tipo de produto/serviço que oferece, sua margem de lucro, etc., com isso defina um valor. Inicie com ele e conforme a necessidade vá aumentando. DICA: tente não reduzir seu investimento! Isso faz com que as campanhas percam rendimento, prejudicando o aprendizado das plataformas, o que consequentemente pode afetar muito o desempenho das suas campanhas.
5. Conteúdo Determinar o conteúdo que será entregue ao seu público é extremamente importante. Dar materiais que são pertinentes e que sejam relevantes ao seu consumidor faz com que ele se mantenha vinculado a marca/produto/serviço. Mantenha seu site, blog, redes sociais, ou o canal que estiver presente, sempre atualizado com informações pertinentes ao negócio e ao interesse do público.

6. Teste Teste, teste e teste. Faça testes A/B, mude suas copys, layouts, entenda o que melhor performa para sua empresa e seu público. Geralmente um tipo de anúncio que deu certo para um irá dar certo para outra empresa. Mantenha seus conteúdos e anúncios atualizados, impacte as pessoas com seus testes e use o que for melhor para sua empresa. Não existe uma receita pronta, crie sua própria receita entendendo como as pessoas se comportam a frente do seu produto/serviço. 7. Acompanhe os resultados Acompanhar os dados ou relatórios é importantíssimo. Vamos repetir isso várias vezes! Ficar de olho nos dados e resultados é o caminho para você entender as nuances das suas campanhas, tirar insights de melhorias e chegar a números cada vez melhores. Então tenha em mente o seu objetivo, analise as métricas correspondentes a ele e foque no que pode melhorar e, descarte o que não lhe traz retorno. Isso fará com que você não perca dinheiro. 8. Paciência! Tenha paciência, os resultados virão. Tem muita gente que promete que em pouco tempo trará resultados. Elas até podem trazer, mas a qualidade, o refinamento vale mais que quantidade. Ter a pessoa certa, no momento certo da conversão em mãos vale mais do que um punhado de especuladores. Então, tenha paciência, invista, teste, acompanhe, refine sempre suas campanhas. O trabalho contínuo é que gerará resultados, conforme o seu objetivo e de forma eficiente.

Em suma “foco na missão”. Entenda o que quer, para onde quer ir, como irá e quem fará parte desse trajeto. Depois disso teste, tenha paciência, melhore e vá em frente. Dessa forma seus números irão melhorando gradativamente, dando retornos cada vez melhores. ;)
Kommentarer